sexta-feira, julho 24, 2009

Radicais

Lá estava eu na internet lendo meus textos quando me deparei com uma matéria falando a respeito do Google que libera em breve o acesso a 100 mil contas do Wave.. até então, tudo bem.. mas ao final da matéria, no campo dos comentários, desfiou-se uma disputa acirrada a respeito do autor de uma das matérias, um português que escreve termos aportuguesados, tipo, mouse vira rato, tela vira ecrã, entre outros. Os leitores embrenharam-se na disputa etimológica do texto, focados em puxar a sardinha pro seu lado mas sem meias palavras em defesas radicais de suas teses e opinões, como se a língua fosse propriedade própria deles mesmos e não de um universo de pessoas fazendo do português  a quinta lingua mais falada do mundo.
Radicais assim me deixam com medo. Eles são analíticos viciados em apenas um lado da história, o deles mesmos, como se todo um resto de opinões e possibilidades nem sequer existisse, mesmo que estas opinões sejam melhores e mais convincentes que a deles próprios. Egocentrismo e egoismo levados aos extremos dessa maneira velada...as vezes nem sempre tão velada assim.
Reconheço a importancia dos radicais militantes, muitas coisas que temos hoje são oriundas de seus esforços, mas muitas vezes discordo de seus métodos. Lembrando da cultura popular, que seria do azul se nao fosse o vermelho, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário