quarta-feira, setembro 26, 2007

Momento PNL do dia

 O Guardião Do Castelo

Certo dia num mosteiro zen - budista, com a morte do guardião foi preciso encontrar um substituto. O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para determinar quem seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranqüilidade, falou:
"- Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar."

Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo e disse apenas :
"-Aqui está o problema !"

Todos ficaram olhando a cena : o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro.
O que representaria ?! O que fazer ?! Qual o enigma ?!

Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ... ZAPT ... destruiu tudo, com um só golpe. Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse :
"-Você será o novo Guardião do Castelo."

Moral da História :

Não importa qual o problema. Nem que seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema. Mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou. Por mais lindo que seja ou, tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, tem que ser suprimido.

Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam um espaço inútil em seus corações e mentes. Espaço esse indispensável para recriar a vida. Existe um provérbio oriental que diz :
- "Para você beber vinho numa taça cheia de chá é necessário primeiro jogar o chá fora, para então, beber o vinho."

quinta-feira, setembro 20, 2007

Limitações

Existem limites em nossas vidas que nos colocam em prova até quanto somos capazes de suportar certas situações ou acontecimentos em nossas vidas. Quando os limites são atravessados nos colocamos em análise até quanto mais poderemos suportar, e com frequencia nos surpreendemos que existe sempre mais uma milha extra de fôlego e paciência para continuar andando.... o problema é quando descobre-se que o depósito de oxigênio extra esgotou-se, e a linha tênue que dá a sustentabilidade rompe-se deixando cair no abismo tudo aquilo que segurava... tudo tem um fim na humanidade, até mesmo o universo, que caminha inexoravelmente para a sua auto-destruição completa pelas forças da sua própria gravidade. De tão grande e pesado, vai sucumbir ante à sua própria opulência.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Chora

Façamos muita força pra começar bem um dia em que me sinto especialmente ridicularizado e acreditando mais do que nunca que certas coisas não tem jeito em nosso país....
 
Renan, protegido por 40 amigos secretos, inocentado.
A partir do momento que um político se vê nesse mar de lama, com tanta coisa sendo lançada sobre sua imagem, com tanta fumaça, é sinal claro que ele não serve mais como político.. deve ser cassado ou renunciar... não serve pra ocupar o cargo. Ou é de extrema confiança e transparência, ou não serve. Pior é ver que nos foi negado o direito de ver a sessão e os votos. Se auto-protegeram pra proteger o Renan.. realmente um circulo perfeito de manutenção do poder. Quisera eu ter 40 amigos secretos e influentes assim.
 
Kassab defende Nestlé e diz que mudança em sopa foi "técnica"
Prefeitura de São Paulo alterou a recomendação nutricional reduzindo abruptamente o teor de proteínas das sopas a serem servidas na rede escola a pedido da Nestlé, para que a multinacional ficasse competitiva pra fornecer as refeições. Sai a carne, entra "legumes diversos". Será que sopa de chuchu tem sustância?
 
Jovem leva "tijolada" durante briga de alunos de medicina
Duas faculdades de respeito, Unicamp e Puccamp, ambas de Campinas, com suas faculdades de Medicina formando profissionais de respeito e respeitadíssimos, certo? Errado!  Agora os estudantes de medicina de ambas as faculdades gostam de se espancar mutuamente causando ferimentos. Será essa uma técnica pedagógica em que os colegas precisam praticar suturas e como engessar braços e pernas? Acho que vou aprender medicina alternativa pra me cuidar no futuro....Muita Yoga e Axé tambem..
 
Estamos perdidos.....
 
 
 
 
 
 

terça-feira, setembro 11, 2007

Drops do dia

*** Difícil é estar todo dia num circo. Horrível a sensação de ver o picadeiro em chamas e os palhaços estão o tempo todo brincando de fazer fumaça com o extintor de incêndio. Maturidade profissional é um item absurdamente em falta... e vozes também.
 
*** 11 de Setembro... não queria comentar sobre isso, mas tive de preencher formulários americanos hoje e ao escrever a data, não tive como não lembrar do ocorrido de 6 anos atrás. A paranóia ainda sobrevive..
 
*** Eu até cantei "Perhaps Love". Não precisava. Depois a gente fica pensando e não gosta das conclusões que a gente chega. Acho que é esse meu mal, pensar demais por ter muita ética. Depois que o caráter já está formado, não adianta insistir.

Expoflora



Apesar da virose que me abateu na sexta feira passada, pleno feriadão a família se armou de garrafas dágua, câmera fotográfica, remédio pra enjôo e muita coragem pra encarar um local lotado de turistas na maior feira de flores do país e divulgação da cultura holandesa. Depois de 12 anos visitando a Expoflora, acho que posso avaliar sob o ponto de vista de quem acompanha uma idosa que espera ansiosamente pelo evento todo ano.
O conforto continua diminuído devido ao grande número de pessoas que buscam o evento, idosos na sua maioria que se juntam em excursões de todo o estado de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Grandes grupos de vovós fofinhas com chapéus coloridos disputam um banco onde possam sentar um pouco pra tomar um lanche, enquanto grupos de jovens com roupas tradicionais dançam músicas tradicionais holandesas e seus tamancos gigantes de madeira. O povo se estapeia pela comida de alta caloria, normalmente servida em pratos prontos de arroz, salada e batata frita, pra depois brigar por um lugar pra sentar e comer a refeição fria. Não se assuste se vc tiver de sentar-se ao sol pra sua ingestão de carboidratos.. tudo bem, tudo pelas flores.. ok, vamos lá.
O que é aquilo? É uma fila gigantesca pra entrar na exposição principal? sim! juntemos toda a paciência e comecemos pelo fim, da fila é claro.... A entrada no pavilhão da exposição nos presenteia com um bafo quente e úmido de floresta tropical de atmosfera controlada artificialmente, porém nos enche os olhos como os artistas usam a criatividade pra nos surpreender com as flores, água corrente, ambientes conceituais do que se pode fazer com muito dinheiro... é olhar com os olhos e desejar ser o próximo milionário da mega sena. Na área das flores propriamente dita, a abundância de cores e formas enche os olhos (minha mãe sempre volta embasbacada) pela quantidade de flores utilizadas no esplendor de suas formas e cores em composições de criatividade. A surrpresa da feira estava lá, a rosa modificada geneticamente com suas pétalas multicoloridas num só botão, porém muitos botões desabrochados em bouquets imensos e colocados à distancia dos passantes que se acotovelam com suas milhares de maquinas fotograficas digitais pra registrar uma imagem da soberania do ser humano. A rosa, lá intocável, desperta toda a curiosidade de quem olha, imaginando-se se aquilo é realmente verdade, se cada pétala foi colorida à mão e juntada em botões aleatóriamente.. mas não, mesmo assim, os padrões de cores se repetem em todos os botões... mesmo sob a manipulação genética dos humanos, a natureza ainda coloca seu dedinho mostrando que ela ainda mantém o controle, mesmo parte dele.
Ponto alto do evento: a Parada das Flores... não bastasse a multidão espalhada por todo o local, todos seguem para a chuva de pétalas que são arremessadas sobre a multidão através de um canhão de vento, mas que não atinge a sequer metade da multidão....  Já que existe uma mensagem gravada e reproduzida todo ano, dizendo que quem pega uma pétala no ar, tem direito a um desejo, quase todo mundo sai de lá frustrado porque as pétalas nem chegaram perto. Neste ano, a organização reviveu sua glória do passado, quando todos acompanhavam a parada, e concentrados no campinho de futebol, esperavam ansiosamente pelo helicóptero que dava voos rasantes e despejava sacos e sacos de pétalas de rosas que abraçavam a todos sem excessão.... o helicoptero esteve presente, com alguns minutos de atraso, mas que deixou todo mundo feliz.... minha pétala veio neste ano.
Ultimo estágio da programação do dia é visitar o pavilhão de vendas de flores. Imenso e repleto de milhares de vasos de flores à venda, com preços abusivos, mas que pelo menos dá boas fotos pra se lembrar depois.... a pior parte ainda nos espera, que é localizar o carro no estacionamento gigantesco e que sempre está estacionado mais longe do que a gente pensa e os pés reclamam depois de tanto esforço durante um dia todo e voltar pra fila, desta vez uma fila imensa de carros que se estende desde a saída do estacionamento até a rodovia que fica a 12 km de distância... exercício de paciência pra uma volta feliz e de dever cumprido, principalmente com aquela velhinha que todo ano espera pelo passeio. A recompensa não poderia ser melhor.
 
Frase de efeito: "Não toque na decoração...." pronunciada inúmeras vezes pelas funcionarias que nao deixam o povão tocar nas flores nem avançar sobre as linhas de proteção.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Abalado


Desde a última sexta feira, o organismo tem sucumbido a uma virose misteriosa que tem gerado um mal estar generalizado e recorrente... Praticamente dá pra garantir que no começo da noite a sensação de mal estar volta. O caminho de casa hoje foi especialmente longo, pressão baixa, sudorese e direto pra cama. Exercícios na academia suspensos por mais um dia, infelizmente. O amanhã há de ser melhor.
Calvin sempre foi a minha melhor companhia nas leituras de quadrinhos desde a adolescencia. Um garoto com um senso de humor peculiar e uma imaginação criativa.

Pensar

" A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa isso tudo, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita."
 
Mario Quintana

quinta-feira, setembro 06, 2007

Atestado de burrice




Sempre que eu dou de cara com uma página que foi invadida, levo alguns segundos pra conseguir entender o que aconteceu. Primeiro é uma sensação de perda da informação, como se um detalhe estivesse faltante... em seguida tento entender qual é a graça de um hacker entrar na página de um serviço, pra simplesmente deixar a mensagem de que ele passou alí e tirou o serviço do ar, atrapalhando o funcionamento e botando muita gente pra quebrar a cabeça e impedir o novo ataque, pra simplesmente atrasar a vida...Qual será o prazer disso, em promover apenas o atraso da vida, perda do trabalho, enfim, coisas assim.... Provavelmente sejam pessoas insignificantes, de pau pequeno, frustrações, abusos na infância, etc, qualquer tipo de trauma não superado que encontra vazão desta maneira idiota, usando seu conhecimento apenas para atrapalhar os outros, ato este, claramente classificado de "passar os atestado de burrice"..
O Paraíso está mais musical... A voz potente de Luciano Pavarotti foi recolhida de volta para os céus, e na noite passada, deve ter sido memorável o encontro de Maria Callas acompanhada de John Denver cantando "Perhaps Love" na recepção do Luciano.... (Perhaps love, its like a resting place, a shelter from the storm).
E finalmente, hoje é véspera de feriado, aguardado ansiosamente por dias... o feriado que abre a temporada. Amanhã vou pra Holambra com a família para a minha visita numero 12..... Fazem 12 anos que cumpro anualmente o compromisso de levar minha mãe pra visitar a Expoflora. Infelizmente a festa era melhor quando era mais humilde. Hoje ela perdeu boa parte do seu charme bucólico de festa das flores na cidade das flores, hoje está mais para exposição da figura dos holandeses que esfregam na nossa cara que estão tirando nosso dinheiro e não dando nenhum conforto para os idosos. Continua sendo o programa mais imperdível do ano pra minha mãe, então já sabe, é sagrado.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Complementando

Assistindo o Saia Justa na GNT.. não entendo porque várias pessoas classificam o GNT como canal intelectualizado.  Concordo que o conteúdo não seria de agrado nacional, a ponto de ser repetido na TV aberta, mas dizer que é elitista parece preconceito de pessoas que criticam a música clássico por exemplo. Nunca se interessaram em entender o contexto da música, quando foi criada e porque, e a deixam de lado por simplesmente acreditar que apenas as pessoas ricas e eruditas devem gostar delas.. Que mais nos cabe na vida além de aprender, refletir e entender o passado para que o dia do amanhã seja melhor? Sinto muito quanto ao cidadão que não entende o mundo ao redor dele pois o conhecimento está aí exposto, pronto pra ser assimilado, e depende mais de nós mesmos do que culpar a sociedade ou sua condição social. É clichê dizer que não se estudou mais por causa do ensino público. Nem todos tiveram as mesmas chances, mas elas estavam lá, dependendo diretamente do tipo de esforço que voce estava disposto a investir. Deixei de fazer muitos programas divertidos pra ficar em casa lendo livros e fazendo trabalhos da faculdade, justamente para que meu futuro fosse melhor. Preconceito e conformismo? tô fora...
Essa vai pra um dos passantes daqui.
"Mesmo que vivas um século, nunca deixe de aprender"´
Era que tinha pro momento
abraço forte 

Burp


Tem horas que fico com vergonha de mim mesmo... nesta semana em especial o impulso por comida tá absurdo. Aliado a isso, uma preguiça danada de fazer exercicios fisicos, feriadão no meio da semana  e academia que não vai funcionar... tô fudido.  O pior é nem poder comentar meu almoço absurdo.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Leitura


Dos meus tempos de escola, há uma coisa da qual sinto uma falta brutal: a biblioteca. Todos os dias, lá estava eu na biblioteca, devolvendo ou retirando livros para as minhas leituras noturnas, pois livro, a gente lia na cama...  afinal de contas o quarto era o único local onde se tinha algum tipo de privacidade e conforto... carreguei milhares de livros para a minha casa os quais devorava noite adentro, e frequentemente tinha de montar esquemas para se retirar novos livros antes que a semana encerrasse, para que não chegasse ao final de semana sem livros... sinto hoje os resultados de rotina muito bacana da leitura, perceptivel em muitos aspectos. Mas sinto a falta da leitura, pois as bibliotecas públicas não funcionam num horario compativel com nossos horarios, ou nunca estão próximas o suficiente, não nos resta mais nada senão frequentar as bibliotecas digitais espalhadas pela internet e ler assim, na tela com computador.. numa dessas, estive lendo "Os cem melhores contos brasileiros do século", livro de contos curtos, interessantíssimos e de bom humor. Não tem como não sorrir durante a leitura imaginando-se as situações descritas.. senti-me novamente carregando os livros de casa pro colégio. Leitura recomendíssima... contos leves e rápidos. Não dá tempo de cansar.

Consciencia pesada


O fim de semana, tão esperado chegou e já foi embora. Nem sei direito o que aconteceu e já estou sentado a minha mesa do escritorio trabalhando de novo.. sacanagem isso... falando em sacanagem, acho que fiz uma maldade com meu cão. Deixei ele de castigo fora de casa por alguns minutos, e ele ficou lá, naquele aspecto desconsolado dele, obediente até nisso... expressando medo... o castigo nao durou 10 minutos, recolhi novamente... hoje estive pensando que fiquei de consciencia pesada, que nao deveria sequer ter ralhado com o cão.....tudo bem, sexta feira eu tiro o atraso.
Sacanagem tambem é quando uma pessoa aparece onde deveriam haver duas e todas as intimidades são compartilhadas... Tudo bem, na hora é ótimo, mas depois bate uma sensação de vazio muito estranha... fiquei assim ontem, com a sensação de vazio sem entender o que tinha se passado. Eu sabia o que tinha acontecido, não entendia era a sensação de vazio, pois algo que nao era novidade, nem tampouco foi surpresa.Talvez devido à superficialidade da coisa.... sei não....

sábado, setembro 01, 2007

10 anos

Há 10 anos atrás, sentei-me ao computador numa noite de sábado. Os computadores já eram parte do mundo dos escritórios, então já não eram mais uma novidade pra mim. Os computadores pessoais em casa sim, eram uma novidade. Não sabíamos muito o que fazer com aquela máquina 386, além de jogar paciência e escrever cartas para os amigos, que imprimíamos e enviávamos pelo Correio. A novidade daquela noite era um modem de 9.600 bps. Iniciei a discagem, a máquina conectou no provedor e a primeira página da internet que abri foi o UOL. Fiquei meio sem saber o que fazer, a internet ainda era um grande mistério acessível apenas a muito poucas pessoas, primeiro por causa do custo e em seguida, a utilidade dela ainda era muito questionável.
A página do UOL mostrava nas notícias mais recentes, a morte da princesa Diana. Não que este fato tenha me deixado impressionado ou algo assim, mas acabou sendo um marco, um acontecimento que marcou a data e que desde então, lembro-me que na noite da morte da princesa, entrei pela primeira vez na internet.
10 anos desde então, milhares de dowloads, praticamente impossível de se contabilizar o número de horas que passei sentado ao computador digitando, buscando informações, músicas, videos numa época em que a informação é mais importante e valiosa do que qualquer coisa, e honestamente não sei se esse tempo todo foi bem utilizado. De repente teria sido mais útil se eu tivesse tido mais contato real do que virtual com as pessoas. De qualquer maneira, tempo passado não se recupera mais, porém a internet se consolidou de uma maneira inesperada na vida de todos nós, e não pára de evoluir. Evoluímos nós também. Irreversível.