sexta-feira, junho 06, 2008

Elegância X Educação

Desde ontem estivemos entabulados em várias questões sobre a elegância, e como ela se apresenta em vários aspectos de nossa vida no dia-a-dia, seja no trabalho, em casa, na padaria, no trânsito... e a conclusão e que chegamos é que ou voce tem, ou voce é um bosta nesta vida.
Mas, o que é elegância ou o que é um simples ato de educação? Dificil explicar, uma vez que estão ligadas intimanente, e sempre uma resulta na outra.. mas nem sempre quem tem uma, terá a outra tambem. Eu acreditava também ser elegante, por exemplo fosse mais ligado a um padrão de comportamento além do que simplesmente estar moda...e pensando sobre esse assunto, ontem me passou pelas mãos um email da Marta Medeiros, que falava um pouco sobre a elegância de não ir à casa das pessoas sem avisar, uma vez que as pessoas gostam de ficar em casa com uma camiseta surrada e a cueca furada, as pessoas gostam de ficar vendo TV,  ficar jogadas no sofa, de deixar a limpeza da casa pro sábado, enfim.... um exemplo que ela comenta de certo homem que passava pra visitar o amigo, e ao invés de chegar até ele, deixava quindins na portaria... era a maneira de dizer que ele tinha passado...  outra visão de um amigo me simplificou o fato... ser elegante é realmente mais ligado ao seu ato de vestir e ser elegante é comportar-se com educação.... elegancia abrange vestir & agir....que bom que as cabeças pensam né?
Ser educado é nao continuar uma discussão, é dar o lugar aos mais velhos, é sair de uma situação discretamente, é minimizar impactos, é ser cortês na comunicação, enfim uma penca de comportamentos que te levam a ser diferente dos demais... e ser elegante é fazer isso tudo sem que as outras pessoas percebam.... Demanda paciência, treino, experiência, estabilidade metal, equilibrio emocional, entre outros fatores que somente juntos, resultam nesse humano com capacidade maior que a média... Como? se eu já alcancei esse estágio? É claro que não, mas tenho absoluta convicção de que estou muito próximo dele, e que também estou muito melhor que a média das demais pessoas. Convencido? Sim, e isso não é nada educado! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário