quarta-feira, novembro 21, 2012

Elaborando o luto

Havia uma relação longa na minha vida, já beirando os 13 anos de convivência mútua. Nem sempre tudo foi flores, mas infelizmente nos últimos tempos a coisa se agravou e tudo ficou ainda mais dificil, culminando com a separação definitiva. Não tão pacífica, mas definitiva.
Por mais que momentos assim sejam programados e esperados, todo o maremoto emocional no qual voce é inserido causa uma grande devastação no seu interior, afinal tanto tempo de convivência, quando  você vê toda a sua programação inicial sendo substituída por uma nova realidade onde voce não tem nenhum ponto de apoio, e voce não conhece mais nenhum passo do caminho novo. Trilhar um caminho novo é sem dúvida a maior dificuldade, e isso inclui desde pequenas coisas como a mudança dos hábitos até mesmo as maiores que é o planejamento de uma casa.
Quando não há o que ser feito e você deixa simplesmente que o tempo agir, já é o seu recomeço, pois até mesmo um pontapé te empurra para a frente. Segundo o meu terapeuta, a gente elabora o luto que era uma teoria até então e passa a vivê-lo pelo menor tempo possível, para que realmente ocorra o encerramento da fase. Passar por ele é bom, permanecer por tempo demais, não é saudável.
Já elaborei meu luto; já fiz o balanço de tanto tempo e de tantas lembranças. Já guardei o que é de bom e já deixei o passado ruim arquivado na última gaveta porque simplesmente esquecer os erros não gera aprendizado.
Pior parte até agora? A casa vazia. Pra quem nunca viveu realmente sozinho na vida inteira isso sim é o grande desafio a ser encarado. Estar longe da família e amigos numa cidade distante e passar por isso é uma tarefa pesada. Manter-se ocupado no trabalho e nas atividades da casa das primeiras horas da noite é fácil, mas toda noite tem aquele momento em que você apaga as luzes e fica realmente sozinho no escuro num apartamento vazio.
Luto elaborado, fase encerrada. Tudo pronto pro que há de bom que tá chegando trazendo tudo o que há de bom exatamente o que eu queria. Melhor que isso, impossível.
Bora pra frente ser muito feliz porque a gente merece, certo?






5 comentários:

  1. estou passando por um momento de transição em minja vida... estou começando a colocar os pingos nos 'is" estou gostando desta nova fase e me sentindo feliz e pronto para um recomeço

    beijos

    ps: ser feliz sempre!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai Serginho! Bora ser feliz porque sempre é hora!

    ResponderExcluir
  3. markus, leia aqui o que eu falei sobre luto lá em 2010. realmente não é fácil mas é algo pelo qual devemos passar em certos momentos da vida.
    força amigo, elabore isso sim, analise e depois siga em frente.
    estamos aí.
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. sinto muito... se quiser escrever, conversar, entre em contato pelo blog ou twitter e a gente se fala. abraços!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Railer... A vida segue! Obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir