terça-feira, julho 10, 2012

MV Doulos

Creio que o ano era 1979... eu férreo frequentador da comunidade evangélica, fomos contemplados com a visita do navio MV Doulos ao Brasil, a maior livraria flutuante do mundo na ocasião. Nos arregimentamos todos e lá fomos de ônibus fretado conhecer o navio, fato inédito para caipiras do interior que mal visitavam o litoral naquela época.
Tenho lembranças da doca feia no porto de Santos, num dia chuvoso... um funcionário dizendo em inglês que as pessoas estavam na fila errada e o povão lá, firme na fila... Foi minha primeira tradução simultânea da vida (lógico, o cidadão fazia sinais óbvios apontando para a outra entrada), e quem sabe isso tenha iniciado minha relação linguístico-afetiva com o inglês.
Mas marcante mesmo era estar dentro de um "grande navio", ridiculamente pequeno quando comparado hoje aos atuais transatlânticos, mas a grande livraria era sensacional. Não tenho mais o precioso livro que trouxe de lá, que de tão pequeno, foi lido na viagem de volta, e relido inúmeras vezes depois.
Pela nostalgia, encontrei fotos do navio na internet, que foi desativado em 2010 e considerado o navio de passageiros mais antigo do mundo (construído 2 anos após o naufrágio do Titanic), que rodou o mundo por incríveis 95 anos, levando cultura e evangelismo ao redor pelos litorais de inúmeros países, agora ancorado em definitivo em Singapura, ainda mantendo seu objetivo de livraria flutuante e rebatizado de Servo.
Recordar também é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário