sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Qualidade... de vida?

Um amigo escreveu recentemente no seu blog que já tinha cortado o cigarro, e que agora cortava outras coisas dos seus hábitos, como os refrigerantes, carboidratos, gorduras, etc. Todo mundo já conhece essa recomendação de redução de alimentos considerados prejudiciais a nossa saúde, e cedo ou tarde todos nós passamos por essa mudança. Eu também.
Comecei cortando refrigerante, depois reduzi o açúçar, passei a usar somente adoçantes. Cortei o álcool em 100% evitando cerveja e vinho. Cortei os carboidratos depois das 18 horas, passei a ingerir apenas um tipo específico de pão de grãos, passei a cozinhar sem usar óleos para refogar os temperos, carne somente de peito de frango sem gordura ao máximo e previamente cozido, cerais em barra de 3 em 3 horas e atingi meu objetivo: Perdi 1 quilo de gordura corporal depois de 1 mês e virei um incrivel chato.
Virei chato pois quando ia tomar cafe da tarde com a família, eu nao podia comer ou beber nada que tinha ali, tinha de comprar especificamente pra mim o pão de grãos e o peito de peru defumado. Nos happy hours do trabalho, eu era o cara que pedia suco de laranja apenas com gelo, nao comia das batatinhas e ainda rachava a conta por igual junto dos amigos que beberam muito chopp; que tomava 4 garrafas d'agua na balada. Nas noites frias, evitei todos os convites para uma massa e um vinho tinto, aos poucos tudo o que causava prazer as minhas papilas gustativas se tornou uma lembrança.
Depois de certo tempo, perceber que o esforço não valeu a pena, que subtrair tanta coisa de nossas vidas por algo de resultado tão pequeno, não valeu a expectativa por causa desse mecanismo paranóico que chega e se estabelece em nossas vidas quando buscamos ao máximo evitar o envelhecimento natural do corpo. Privar-se de tanta coisa ao mesmo tempo, definitivamente não vale a pena quando apenas a moderação já seria o ideal em busca da real qualidade de vida, pois qualidade de vida é uma coisa, paranóia bulímica é outra.
Lógico que depois dessa contabilidade de calorias, encerrei a minha fase retomando uma vida normal no quesito alimentação. Viva a lasanha e o pão francês, afinal de contas carboidratos também são importantes na hora da academia, dá pra aumentar o peso do supino. O peitoral e o estômago agora ambos felizes, agradecem....

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Pronto pra guerra...


Acabo de receber um email com um fatídico PPS anexo, e ao ver, trata-se de uma mensagem sobre a extinção das famílias, redigido por uma escritora que publicou um livro sobre o assunto. Fiquei indignado, ainda mais sabendo quem me enviou o arquivo. Fui consultar mais dados sobre a escritora e no blog da mesma, descobri se tratar de uma estudiosa de teologia que apresenta palestras de igual teor em diversas localidades do Brasil. Embasada na bíblia, ela faz uma interpretação literal das escrituras e multiplica a informação errada aos quatro ventos. Como pode uma teóloga usar das palavras de Deus e escrever um livro sobre uma questão social? Acredito haver uma incoerência nos estudos da referida cidadã.
Mesmo emputecido com o que eu estava lendo, analisei a minha ira e descobri que na verdade ela tem o direito de escrever e fazer dinheiro com as mentiras dela, mesmo que isso ofenda uma parcela grande de pessoas. É meu direito de ler ou simplesmente esquecer, pois da mesma forma que ela, muitas outras pessoas falam mentiras baseadas no seu entendimento confuso da realidade... e na maioria das vezes usando palavras bem menos doces sobre o assunto.
Não gostei em me descobrir armado e pronto pra luta, quando na verdade a melhor estratégia seria somente esquecer o que passou. Melhor estratégia... é isso que nos falta na maioria das vezes quando nos colocamos em situação de embate desnecessario... será que realmente vale a pena? Na maioria das vezes não.
Pavio curto.... é essa a minha melhor tradução... justamente agora que ando estudando tanto a condição do Izunome, ou seja, do equilíbrio e bom senso.... Nos colocamos sempre em posição de ataque, pois o ataque é a melhor defesa, quando em algumas vezes apenas não fazer nada é a melhor ação... Acho mais adequado manter a segurança e as armas em riste... Não confio mais no ser humano, afinal de contas, gato escaldado tem medo de água fria...

sábado, fevereiro 07, 2009

De repente, 38

De repente, um dia vc completa 38 anos.
A proximidade com a virada da quarta década, nos leva a refletir numa pequena contabilidade sobre os erros e acertos passdos nesse período todo.. Mas que período? Parece que ontem mesmo eu ansiava desesperadamente pelos meus 18 anos, e num piscar de olhos, o tempo passou como se voce simplesmente despertasse de um sono curto e agora atinge o auge das condições físicas e mentais de suas capacidades.... Mas o que fazer com essa sensação de ainda possuir 17 anos? Talvez resida aí o segredo do não envelhecer...
Em meio a tantos erros de percurso nesse período todo, tantas pessoas erradas que vieram e partiram, aquece o coração lembrar de tantos por-do-sol já vividos, tantas vezes me admirei com o branco e azul do céu, incontáveis lágrimas de tanto rir, os amigos queridos e seus momentos especiais.
Resolvi vestir o personagem festeiro e fui pra noite, que estava quente e convidativa. Na cara de pau, ganhei privilégios de aniversariante o que permitiu mais dinheiro pra cerveja, e lá pelas tantas de uma madrugada estrelada de muitos risos e muitas cervejas numa noite muito boa, o vallet detonou o mecanismo do vidro do carro. Nada é perfeito.
Melhor mensagem do dia veio do melhor amigo: "Um diplomata é aquele que se lembra sempre do aniversário do melhor amigo, mas nunca a sua idade. Parabéns pelos seus 25 anos." Melhor impossível.. acordar tarde, de ressaca e dar de cara com esse email. Presentão!
Vamos então pra festa surpresa da família que já sei de antemão... Tudo bem, faz de conta que é surpresa.
 
 
 
 

domingo, fevereiro 01, 2009

Gloria Peres e os Dalits



A nova aventura das novelas globais, se passa na India, como é de conhecimento de todos. Vem aí, a revelação de que um dos protagonistas é pertencente a classe mais baixa das castas indianas, um Dalit. Já sei de antemão que os detalhes sórdidos não serão contados em horário nobre, então segue uma pista sobre o que não será dito pela autora.

A índia é dividida em castas, ou grupos sociais. Quando voce nasce numa casta a qual pertence a sua família, voce será por toda a sua vida pertencente a esta casta. Seria o equivalente a níveis espirituais, ou seja, se voce foi uma alma má na vida anterior, voce nascerá nas castas inferiores para expiação de seus pecados. Nada de nascer elefante, formiga ou hiena na re-encarnação, voce nasce um Dalit. Não adianta casar com membro de outras castas, isso não é permitido.

Os Dalit são a casta mais inferior possível. Eles são discriminados por toda uma vida, são chamados de intocáveis e a eles é negado todo e qualquer tipo de suporte à vida. São praticamente jogados na sociedade da selva de pedra e deixados pra que sobrevivam à sua sorte ou esforços. Eles fazem o serviço imundo da sociedade, catam o lixo das ruas, não podem beber água onde as outras castas bebem pois ele podem contaminar as fontes, as mulheres Dalit são estupradas e mortas, as crianças Dalit assistem as aulas de costas para o professor ou do lado de fora, os agricultores Dalit só conseguem vender sua produção de subsistência para outros Dalit através do escambo, a polícia não registra ocorrências de violências contra os Dalit, entre outras atrocidades. Uma pérola: Mumbai (antes Bombaim) tem uma das piores redes de esgoto do mundo que ficam entupidas durante as monções. Quem são os únicos que podem entrar nos esgotos sem ferramentas ou equipamentos e carregar a merda pra fora em cestos sobre a cabeça? sim, os Dalit. Uma familia Dalit foi brutalmente assassinada em 2007 no estado do Maharashtra cuja capital é Mumbai apenas porque membros de outras castas sentiam-se incomodados com a presença da familia. As mulheres da aldeia arrastaram as mulheres Dalit nuas até o centro da aldeia, ordenaram que os filhos as estuprassem em público e ante a negativa dos filhos, eles tiveram seus genitais destruídos e mortos durante um massacre que levou 2 horas sem a intervenção da polícia local. Tentativas mundiais ainda se mostram infrutíferas junto à sociedade indiana para o fim dessa política das castas, e tudo indica que nada vai mudar. E voce que achava que o rascismo brasileiro das favelas era feio né? Voce ainda não viu nada.

Curiosamente um país que desponta no mundo junto com o Brasil na atração de empresas multinacionais, sempre foi classificado como um dos piores recantos do mundo no aspecto higiene. Os relatos sobre o banho no Gânges são clássicos. O cidadão chega à margem do rio, mergulha a cabeça e levanta purificado espiritualmente. Ao prestar atenção, vai observar os corpos humanos sendo queimados nas proximidades cujos restos são atiradas ao Gânges como ritual sagrado.... com sorte pode-se observar um ou outro corpo boiando rio abaixo sem ter sido sequer cremado... com mais sorte ainda pode-se ver uma vaca morta descendo o rio acompanhada pelo balé das aves carniceiras.

Será que a Senhora Caminho das Indias vai caprichar nos detalhes e nos presentear com mais informação? Não tenho tanta certeza assim....