quinta-feira, outubro 15, 2009

Reciclando Hábitos

De tempos em tempos somos chamados a repensar nossos hábitos de consumo, e então nos damos conta de que de certa forma, somos coniventes por algo que fugiu ao controle. Uma idéia genial derrepente de transforma em mola propulsora para algo pior... As vilãs do momento são as sacolinhas plásticas, que inocentes e brancas, recebemos em todos os locais onde fazemos pequenas compras e que depois de descartadas sem reciclagem, levam até 400 pra se degradarem, e enquanto isso, entopem nossos bueiros aumentando as enchentes, contaminam o meio ambiente, promovem mudanças climáticas drásticas, matam o ecossistema entre outros prejuizos que somados, nos prometem um futuro péssimo. Sem dizer que as consequências a longo prazo, são ainda piores e mais trágicas.
Enquanto a lei que proíbe o uso das sacolas plásticas não vira realidade, campanhas engatinham nas mídias tentando uma educação da população, sugerindo as que sacolas tenham maiores usos dentro de nossas casas como o proposto no site Sacolinhas Plásticas que através de pequenas idéias, ajuda nessa tarefa e nos reduz o peso na consciência de que pelo menos, estaremos reduzindo nossa culpa nisso tudo.
Sempre fui a favor dos sacos de papel reciclado, mas parece que isso não vem pra realidade brasileira tão cedo assim.. Mas pensar a respeito e mudar um pouco os hábitos nao custa nada né?
Participe também deste movimento mundial. Hoje somos milhares blogueiros ao redor do mundo postando sobre o mesmo assunto e chegando a estimados 100 milhões de pessoas fazendo-os repensar sobre as mudanças climáticas. Blog Action Day escolhe um tema e um dia por ano, sempre relacionado a idéias de reciclagem para um futuro melhor, e assim lança a semente ao mesmo tempo para que a discussão seja global.

3 comentários:

  1. Concordo que viver de uma forma mais racional é nescessário. Mas esse papo de mundanças climáticas pouco tem a ver com a forma que o ser humano vive hoje. Isso é uma falácia, sensacionalismo, pseudociência.
    O mundo está em constante transformação independente do ser humano, isso é um fato.
    Prova disso é que a época que o mundo esteve mais frio, foi quando aconteceu o grande boom da industrialização do mundo, na década de 40.
    É só ler alguns artigos pra chegar a essa conclusão.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Markus. Talvez nem fosse necessário proibir o uso das sacolas de plástico, desde que fose dado a elas um destino decente, como um bom sistema de coleta seletiva do lixo associado a um programa de reciclagem.

    E bem antes dessa utopia toda, será que seria pedir demais pra população ter mais consciência e evitar a poluição do ambiente não jogando as sacolinhas por toda parte?

    Pra falar a verdade, antes da conscientização falta uma maior educação a respeito do tema.

    PS: Obrigado por ter avisado sobre o Blog Action Day. Eu não teria participado se não tivesse visto o link aqui... =)

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:14 AM

    Muito Legal!!

    Poxa... nem pra fazerem um "Blog Action Day" pro salário mínimo brasileiro. Porque muitos por aqui podem não morrer de desastres naturais de causas antrópicas e sim sem dinheiro pra comprar comida .

    Segurem-se onde puderem. A Senhora da nova Era profetizou ... e na previsão parece que não teremos primaveras tão floridas..

    (J.L)

    ResponderExcluir