terça-feira, julho 07, 2009

A Ex

Sábado frio, a noite era convidativa pra balada. Para onde íamos o casaco é sempre um incômodo, portanto eles ficaram no carro e de camiseta justíssima branca de alça, turma reunida, encaramos os 10 minutos de espera congelante, identificação, pulseiras e rumo ao camarote.
Lá pelas tantas da noite, caipiroskas rolando, casa lotada, pista intransitável, o camarote ainda se mostrava confortável para se observar o movimento, quando dois olhos me fixaram ao longe e vinham em minha direção. Não sustentei o olhar mas percebi que ao passarem por mim continuaram em observação atenta, e a dona dos olhos chamava a outra garota do lado para que olhasse pra mim, como se fosse preciso outra pessoa para ter certeza que era eu mesmo ali de copo na mão.
Elas voltaram e quando identifiquei a dona dos olhos, a imagem de uma adolescente apaixonada desabrochando em mulher veio à minha mente, veio também uma relação de tres anos, muitas descobertas, um par de alianças de ouro e uma difícil desvinculação no término do relacionamento. Ainda espantada, nao conseguia falar, a amiga cara de pau assumiu a frente no diálogo:
(amiga) _Voce aqui?
( Eu ) _Sim, já moro em Campinas ha 10 anos.
(amiga) _É nossa primeira vez numa boate "deste tipo".
( Eu ) _Sim, o lugar é bom, gente bonita, balada genial.
(amiga) _Estamos meio perdidas ainda.
( Eu ) _Que aconteceu com seu cabelo loiro? (me dirigindo à ex que continuava calada, me referindo ao castanho escuro recem adquirido)
( A Ex )_A culpa é dele que trocou a cor. Ele que nos trouxe. - apontando uma bichinha pocpoc que entre sorrisos me devorava com os olhos.
Nesse momento meu acompanhante sacou o que tava rolando e saiu à francesa rumo ao bar me deixando entregue às leoas curiosas. Constrangimento extremo no ar.
( A Ex ) _Faz tempo que nao te vejo.
( Eu ) _Sim, cerca de 14 anos se nao me engano. Ja me mudei da sua cidade faz muito tempo tamém.
Morreu a conversa, silêncio ensurdecedor... tocava Halo da Beyonce em som altíssimo, a pista lotada se agitava.
(amiga)_Ah, a gente tava descendo... até mais.
Nitidamente aliviado, me despeço e tomo o rumo do bar onde um drink gelado me esperava... Maldita vodka, me deixa com lapsos de memória depois....
Cerca de trinta minutos depois percebo nova aproximação na minha visão periférica... desta vez, a ex acidentalmente "teve" de passar por onde estávamos.
( A Ex ) _Estamos indo embora, aqui não dá pra beijar na boca.
( Eu ) _Talvez voce não mesmo. Local não é muito adequado ao que te interessa.(maldita vodka)
( A Ex )_Vou mudar pra Campinas também, depois me manda um email com seu celular pra gente marcar de sair junto.
( Eu ) _Ok, valeu, bom te rever.
( A Ex ) _Igualmente, e como!
Determinados momentos de nossas vidas, não estamos ainda preparados para certas verdades íntimas, mesmo que elas estejam salientes dentro de nós, e as experimentações ainda continuem forçadas por causa de familia ou sociedade. Algumas pessoas jamais estarão prontas para nossas verdades, e eu sabia disso naquele momento Então certas mentiras ou omissões são eticamente aceitáveis, ainda mais depois de algo que foi bom, mas teve começo, meio e fim adequados segundo a hetero-sociedade. Muitas vezes ocultamos fatos pessoais por um bem maior, a fim de que dores desnecessárias sejam evitadas, talvez por diplomacia ou apenas puro carinho e respeito.
Difícil mesmo é muito tempo depois ser confrontado com uma conversa ou justificativa que não precisa ser feita e fica pendente nas entrelinhas... mas as pessoas ainda continuam esperando respostas que muitas vezes estão na sua frente, mesmo que sejam vestidas de uma camiseta branca e justa num torso delineado a muito ferro na academia.
Fiquei me questionando todo o domingo a respeito do ocorrido, até onde eu havia sido afetado por esta conversa ocorrida na hora errada, no lugar errado. Não existem respostas a serem dadas, não há encontros a serem marcados. As vidas mudaram, os sentidos de rumo inverteram-se e voltar a tocar em feridas antigas e já cicatrizadas, talvez não seja adequado. Como falei, certas pessoas nao vão mudar nunca. Respeito por 14 anos de separação ainda é um bom remédio cautelar... e um email não será enviado.

5 comentários:

  1. Vc parece que tá sempre atraindo esses encontros inesperados.
    Quando eu digo que é pra vc se benzer... rss.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei parado vendo Markus em fotos...
    KKKKKK... bobo de mais º eu...

    ResponderExcluir
  3. rs ... aff ninguém merece estes imprevistos ... mas enfim ... fazem parte da vida ...

    delícia o vídeo

    bom fds

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. em tempo: vídeo não ... Beyoncé ... adoooro ... delícia total ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. ...


    E pensar que já passei por situações tão próximas, semelhantes (quem me garante o minuto seguinte? Quem me garatirá que ainda não passarei?)...

    Fato é que, assim como cada ser humano é um universo, assim o é para cada momento. E há tempo para todo propósito, diz a sabedoria judaica de Salomão.

    Assim, fica o exercício do viver a vida a cada dia com suas adversidades próprias. Esta foi uma. Outras virão. A construção [do ser] vai se dilatando, cada vez mais forte e preparada...

    Abraços saudosos, multiplicados,
    gramaticalmente iguais!


    ...

    ResponderExcluir