quarta-feira, maio 20, 2009

Chiclete com Banana

Não mané, não é o grupo de Axé.... eu me refiro a revista Chiclete com Banana que circulava nos anos 80.
Quem tem mais de 35 anos com certeza leu alguns desses exemplares feitos em papel jornal, muito irreverentes e de conteúdo humoristico-erótico, num Brasil que tinha acabado de sair da ditadura e ainda não tinha muita certeza do que podia ser impresso e veiculado sem a presença decepadora da censura.
Nós, nas escolas, vivíamos o final de uma juventude que havia sido tolhida pelo regime militar, então ainda mantínhamos esses traços de exaltação para aquilo que quebrava barreiras, que se transformava em ícone pop. Chiclete com Banana era esperada ansiosamente todos os meses nas bancas de jornais, e era sempre assunto de nossas rodas de cerveja. Dentre os inúmeros personagens criados por Angeli e os demais editores, Rê Bordosa era um ícone., teve uma vida alcoólica e um final trágico Fiquei muito feliz hoje ao encontrar no UOL as tiras que tanrt li na minha adolescência, transformadas em curtas animados. Até mesmo os diálogos foram mantidos.
Pra quem viu, é bom lembrar, pra quem não conheceu, bom momento de conhecer.

Um comentário:

  1. Er... digamos que eu tenha ouvido falar sobre isso no Túnel do Tempo do Videoshow, cof! cof!

    Já tinha visto as tirinhas, mas não as animações! Valeu a dica.

    ResponderExcluir