sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Qualidade... de vida?

Um amigo escreveu recentemente no seu blog que já tinha cortado o cigarro, e que agora cortava outras coisas dos seus hábitos, como os refrigerantes, carboidratos, gorduras, etc. Todo mundo já conhece essa recomendação de redução de alimentos considerados prejudiciais a nossa saúde, e cedo ou tarde todos nós passamos por essa mudança. Eu também.
Comecei cortando refrigerante, depois reduzi o açúçar, passei a usar somente adoçantes. Cortei o álcool em 100% evitando cerveja e vinho. Cortei os carboidratos depois das 18 horas, passei a ingerir apenas um tipo específico de pão de grãos, passei a cozinhar sem usar óleos para refogar os temperos, carne somente de peito de frango sem gordura ao máximo e previamente cozido, cerais em barra de 3 em 3 horas e atingi meu objetivo: Perdi 1 quilo de gordura corporal depois de 1 mês e virei um incrivel chato.
Virei chato pois quando ia tomar cafe da tarde com a família, eu nao podia comer ou beber nada que tinha ali, tinha de comprar especificamente pra mim o pão de grãos e o peito de peru defumado. Nos happy hours do trabalho, eu era o cara que pedia suco de laranja apenas com gelo, nao comia das batatinhas e ainda rachava a conta por igual junto dos amigos que beberam muito chopp; que tomava 4 garrafas d'agua na balada. Nas noites frias, evitei todos os convites para uma massa e um vinho tinto, aos poucos tudo o que causava prazer as minhas papilas gustativas se tornou uma lembrança.
Depois de certo tempo, perceber que o esforço não valeu a pena, que subtrair tanta coisa de nossas vidas por algo de resultado tão pequeno, não valeu a expectativa por causa desse mecanismo paranóico que chega e se estabelece em nossas vidas quando buscamos ao máximo evitar o envelhecimento natural do corpo. Privar-se de tanta coisa ao mesmo tempo, definitivamente não vale a pena quando apenas a moderação já seria o ideal em busca da real qualidade de vida, pois qualidade de vida é uma coisa, paranóia bulímica é outra.
Lógico que depois dessa contabilidade de calorias, encerrei a minha fase retomando uma vida normal no quesito alimentação. Viva a lasanha e o pão francês, afinal de contas carboidratos também são importantes na hora da academia, dá pra aumentar o peso do supino. O peitoral e o estômago agora ambos felizes, agradecem....

4 comentários:

  1. mas voce sabe que para se ter um corpo em forma são 20% de exercicios e 80% de alimentação saudavel? não precisa se obrigar a comer algo que não gosta, eu provei a tal comida saudavel e gostei, me viciei aliais mais pelo sabor do que pelo teor saudavel

    ResponderExcluir
  2. Markus,
    eu também às vezes tenho dificuldade em dosar entre saúde e aproveitar um pouco as coisas.
    mas em geral acho que prefiro tender mais para o lado saúde.
    parei de fumar recentemente e foi muito, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Tambem to nessa fase de cortando muitos tipos de alimentos, mas regulamente se não o corpo não aguento o rojão do dia!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. eu sou a favor de cortar tudo ruim... não faz falta. mas não me limito a alimentos: corto hábitos, pessoas, relações, etc. radical! =D

    ResponderExcluir