domingo, fevereiro 01, 2009

Gloria Peres e os Dalits



A nova aventura das novelas globais, se passa na India, como é de conhecimento de todos. Vem aí, a revelação de que um dos protagonistas é pertencente a classe mais baixa das castas indianas, um Dalit. Já sei de antemão que os detalhes sórdidos não serão contados em horário nobre, então segue uma pista sobre o que não será dito pela autora.

A índia é dividida em castas, ou grupos sociais. Quando voce nasce numa casta a qual pertence a sua família, voce será por toda a sua vida pertencente a esta casta. Seria o equivalente a níveis espirituais, ou seja, se voce foi uma alma má na vida anterior, voce nascerá nas castas inferiores para expiação de seus pecados. Nada de nascer elefante, formiga ou hiena na re-encarnação, voce nasce um Dalit. Não adianta casar com membro de outras castas, isso não é permitido.

Os Dalit são a casta mais inferior possível. Eles são discriminados por toda uma vida, são chamados de intocáveis e a eles é negado todo e qualquer tipo de suporte à vida. São praticamente jogados na sociedade da selva de pedra e deixados pra que sobrevivam à sua sorte ou esforços. Eles fazem o serviço imundo da sociedade, catam o lixo das ruas, não podem beber água onde as outras castas bebem pois ele podem contaminar as fontes, as mulheres Dalit são estupradas e mortas, as crianças Dalit assistem as aulas de costas para o professor ou do lado de fora, os agricultores Dalit só conseguem vender sua produção de subsistência para outros Dalit através do escambo, a polícia não registra ocorrências de violências contra os Dalit, entre outras atrocidades. Uma pérola: Mumbai (antes Bombaim) tem uma das piores redes de esgoto do mundo que ficam entupidas durante as monções. Quem são os únicos que podem entrar nos esgotos sem ferramentas ou equipamentos e carregar a merda pra fora em cestos sobre a cabeça? sim, os Dalit. Uma familia Dalit foi brutalmente assassinada em 2007 no estado do Maharashtra cuja capital é Mumbai apenas porque membros de outras castas sentiam-se incomodados com a presença da familia. As mulheres da aldeia arrastaram as mulheres Dalit nuas até o centro da aldeia, ordenaram que os filhos as estuprassem em público e ante a negativa dos filhos, eles tiveram seus genitais destruídos e mortos durante um massacre que levou 2 horas sem a intervenção da polícia local. Tentativas mundiais ainda se mostram infrutíferas junto à sociedade indiana para o fim dessa política das castas, e tudo indica que nada vai mudar. E voce que achava que o rascismo brasileiro das favelas era feio né? Voce ainda não viu nada.

Curiosamente um país que desponta no mundo junto com o Brasil na atração de empresas multinacionais, sempre foi classificado como um dos piores recantos do mundo no aspecto higiene. Os relatos sobre o banho no Gânges são clássicos. O cidadão chega à margem do rio, mergulha a cabeça e levanta purificado espiritualmente. Ao prestar atenção, vai observar os corpos humanos sendo queimados nas proximidades cujos restos são atiradas ao Gânges como ritual sagrado.... com sorte pode-se observar um ou outro corpo boiando rio abaixo sem ter sido sequer cremado... com mais sorte ainda pode-se ver uma vaca morta descendo o rio acompanhada pelo balé das aves carniceiras.

Será que a Senhora Caminho das Indias vai caprichar nos detalhes e nos presentear com mais informação? Não tenho tanta certeza assim....


Um comentário:

  1. cultura é uma coisa indiscultivel, não?
    esse tipo de tratamente, para nós, é absoluta desumanidade e selvageria, mas os próprios dalits, em sua maioria, se veem como "merecedores" de tanto sofrimento.

    eis o planeta terra. na india, bom negocio é ser vaca!

    ResponderExcluir