terça-feira, janeiro 06, 2009

Concertos para a juventude

O ano é 1.984.
Tínhamos no colégio aulas ainda remanescentes do regime militar tipo Educação Moral e Cívica, Organização Social Político Brasileira e Arte Musical... essa última, era uma verdadeira paulada na axila de tão chato que era. Dona Thammy (acho que esse era nome artístico dela) se esmerava na sua insistência em nos introduzir (adolescentes irriquietos e cheios de espinhas) nos mistérios do mundo da música clássica, da qual tínhamos verdadeira aversão. Tínhamos a cabeça já viciada nos clichês da sociedade da época que dizia que música clássica era artigo de luxo, somente acessivel para as classes abastadas. A professora, resolveu radicalizar trazendo Mozart até nossos ouvidos, depois Ketelbev, depois Vivaldi e ainda teve a coragem de nos pedir o impossível: que ouvíssemos a obra que era reproduzida num moderno micro system (na verdade parecia um macro system de tão grande que era) e colocássemos no papel o que sentíamos. Era meu primeiro relatório da vida, e ainda mais, uma coisa impossível de ser transcrita por um adolescente, o que uma musica provocava em mim.... Me recordo ter escrito algumas bobagens do tipo "se sinto numa nuvem e muito calmo... acho que posso dormir aqui na carteira"... Não sei se era isso que Dona Thammy queria ler na minha página, mas enfim, foi o que deu... pelo menos a tarefa foi cumprida.
Então ela nos apresentou Johann Sebastian Bach, com Jesus alegria dos homens, e não é que me deu uma simpatia pela coisa? Simpatia nada, a partir daquela data Bach passou a fazer parte integral de meus gostos musicais, ocupando um espaço considerável a despeito do que as outras pessoas diziam ser culto demais para meus padrões. Ultimamente tenho me deleitado ao som do Chello Suites de Bach, especialmente o número 1, mas que infelizmente é curta demais (tá bom, sei que tá passando nos intervalos do Telecine Cult). Também com a série dos Concertos de Brandeburgo, cuja pérola máxima, deixo aqui pra alegrar a noite com muita, mas muita musicalidade do Concerto do Brandeburgo No 3, meu preferido.


2 comentários:

  1. eu escuto Bach para escrever em meu blo. música clássica é expansiva!

    ResponderExcluir
  2. fala markus filezao!!! valeu pelo textim no meu ultimo post! ja q vc chamou de fase, vamu la: to soh esperando eu me acostumar com essa, a de agora, porque ela ta mto grande e nao cabe o blog. mas eh soh me acostuma q vou voltar a achar espaco pra tudo!!

    abracao cara!

    ResponderExcluir