quinta-feira, novembro 20, 2008

Dia da Consciência Colorida



Primeiro de tudo.... em nem sabia que consciência tinha cor....

Baseado no feriado do dia, nem totalmente comemorado em todo o país, algums coisas me fizeram refletir, fatos, ações e emails que circularam pela grande mídia nas ultimas horas.

Houve o desenho da nova nota dolar, com uma foto do Obama, péssimo gosto. Houve lembranças de Tia Nastácia, houve referências às mulheres negras e houve também um email cadavérico de alguém questionando a existência do dia da consciência branca, traçando para isso, até mesmo paralelos entre a luta das demais minorias que pedem reconhecimento de seus direitos, como gays, lésbicas, sem terra, sem teto e outros afins e das demais cotas que vieram desse processo.... Numa palavra: Lamentável.

Lamentável pois se num país é necessario se criar um feriado para que os todos possamos lembrar que existem pessoas que são discriminadas pelo fato de terem mais melanina na pele como se isso fosse um fator de demérito.... É o sinal definitivo de que ainda ainda necessitamos de muita educação e palmada na bunda das crianças para que essas idéias de inferioridade sejam de vez abolidas.... Isso, eu, um caucasiano muito branco, tenho plena certeza. Todo mundo tem, certo, mas por que lá dentro ainda reside essa centelha negra?

Conversando com um amigo querido hoje, negro por sinal, ficamos a falar justamente sobre algumas vantagens, e sabe o mais curioso? Ele tem a capacidade física muscular melhor que a minha na obtenção de resultados com musculação, tem a melhor compleição dentária, tem a melhor capacidade de recuperação da pele, maior resistência ao sol de um país tropical, resistência física invejável e depois eu sou melhor que ele que é negro? Ainda não compreendi essa lógica estranha....


2 comentários:

  1. ...

    É, meu caro. Concordo, mas em parte.

    Não precisaríamos de tanta coisa se, porventura, vivêssemos no país dito por alguns como ideal. Mas, o que é o ideal? A diferença por si é o ideal, responde o pensamento filosófico do idealismo.

    Haveria necessidade de criarmos delegacias especializadas no atendimento à mulher, se todos somos iguais perante à lei? Haveria a necessidade da promulgação da lei conhecida como "Maria da Penha" se o Código Penal já assegura as punibilidades para os crimes de lesão, ameaça, injúria, estupro, entre outros?

    Considerando a distância intermitente havida entre os muitos brasis, sobretudo aqueles que fogem ao circuito das grandes metrópoles onde as coisas parecem ser "menos" difíceis (em termos de conquistas e cidadanias a TODOS os brasileiros), pode-se dizer tratar-se de um "ainda se faz necessário" como um ponto de partida, e não a concretização do ideal em si.

    Só pra se ter idéia...

    A mais recente pesquisa do IBGE, publicada em agosto deste ano, demonstra pelas estatísticas colhidas em amostragens nas mais diversas regiões do país que os negros são AINDA os que detêm os piores índices de acesso aos serviços PÚBLICOS e privados (considerando-se os demais segmentos da população).

    São apenas números? Não. Infelizmente, é a REALIDADE. A pesquisa apenas INDICA as lacunas e DENUNCIA o desnível social a que alguns ainda hoje estão "encarcerados".

    Faço votos para que um dia, no futuro, quem sabe, Governos (porque um só não será possível, sejamos sóbrios) se CONSCIENTIZEM com propostas e projetos claros que há um tempo atrás, no dia 08 de outubro de 1988, uma Constituição - a Lei Maior - declarou que TODOS os brasileiros são IGUAIS perante a lei, o que vale dizer, perante o ACESSO a todos os serviços, bolsas, rendas, oportunidades, etc.

    Futuramente, pouco a pouco estes dias específicos para apontar um indicativo de consciência não mais serão necessários... é o que penso neste modesta opinião pessoal...

    ...

    ResponderExcluir
  2. ...

    Duas considerações:

    1ª) Gostei de sua resposta lá no Farelos.

    2ª) Nossa, relendo tudo o que disse acima, me pergunto: escrevi tudo isso?

    Obrigado, meu caríssimo. Desejo-lhe, igualmente, um bom final (agora já quase início) de semana!

    ...

    ResponderExcluir