sexta-feira, julho 25, 2008

Momento cultura inútil

Quem nunca disparou um “Saúde!” a alguém que acabou de espirrar? O costume, feito quase que de forma automática por algumas pessoas, é uma realidade na maior parte do mundo. Os hindus dizem "Viva!" ou "Viva bem!”, os russos dizem "Seja saudável", os chineses dizem "Que você viva 100 anos!", e por aí vai.

Como sabemos, o espirro pode ser um dos sintomas de algumas doenças respiratórias. Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio, por que não dizemos “Saúde!” a uma pessoa que acabou de tossir?

Na verdade, o costume é mais antigo do que se possa imaginar. Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de superstições ancestrais. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para que seu espírito não fosse tocado por algum espírito do mal. Outros pensavam o coração parava momentaneamente durante o espirro, assim, a palavra serviria como uma espécie de “boas-vindas” à pessoa de volta à vida.

 

http://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/por-que-dizemos-saude-quando-alguem-espirra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário