terça-feira, janeiro 29, 2008

Tudo tem seu preço



Costumo fazer muitos favores e gentilezas para as pessoas ao meu redor, e quando elas dizem obrigado, retruco com uma brincadeira clássica minha dizendo: "obrigado nada, tudo tem seu preço". Todos riem, o comentário abre margem para pensamentos picantes, mas que ficam implícitom.. justamente aí a graça da brincadeira.. apenas o que está implícito.

Nesta semana eu e Paulo estivemos numa conversa mais aprofundada a respeito de relações humanas e as suas consequências, quando eu disse isso a ele, que tudo tem seu preço na nossa vida. Toda decisão que tomamos implica em preços a serem pagos e outros a serem cobrados; toda relação com pessoas, sejam de amizade, afetiva ou sexual, tambem tem um preço a ser pago e uma moeda de troca. Toda relação com teu melhor amigo, nada mais é do que uma troca, e que enquanto esta balança esteja estável, a amizade prevalece. Não é seu jeitinho meigo de ser que mantem uma amizade, mas sim favores subjetivos e trocas que ocorrem sem que vc perceba.

Determinado momento de nossa conversa, lancei ao Paulo essa pergunta: O que era que ele buscava na outra pessoa e o que a outra pessoa buscava nele? Não pedi resposta, apenas esclareci o caminho para que certas imagens pudessem ser melhor delineadas na cabeça dele, e que houvesse um pensamento mais elucidado.... nesse momento que fiz a pergunta, percebi um grande ponto de interrogação que se formou na cara dele. Será que é tão dificil assim reduzir nossas relações para algo mais real e menos poético? Trazer para a luz da razão esses sentimentos, faz com que vejamos com uma clareza dura a respeito da vida e seus acontecimentos. Parece que estamos sendo adestrados a pensar com muito romantismo alguns pontos de nossas vidas, como se a visão do universo real pudesse nos machucar.... Acorda Neo, é hora da pílula vermelha...chega de mamão com açúcar.

O pior é descobrir que nem sempre estamos prontos também para obter respostas de perguntas analíticas como essa, e pior ainda, quando obtemos respostas, nem sempre sabemos lidar com elas... o que praticamente nos reduz a condição de deficientes funcionais, pois temos a informação, e nao sabemos o que

fazer com ela.

Qual é seu preço?

Um comentário:

  1. Muita profundidade para uma manhã de quarta-feira nublada... Mas concordo. Citação "fútil", mas talvez pertinente: em um episódio de Friends, Joey afirma para Phoebe que não existem ações altruístas, e ela se esforça ao máximo para provar o contrário. Mas não é uma verdade? Algumas trocas obtiveram preço medido pelo ouro, outras continuaram no âmbito das sutilezas. Mas relacionar-se é trocar... E creio que meu preço é meio altinho... pq haja fôlego para me agüentar! xD

    ResponderExcluir