terça-feira, dezembro 11, 2007

Violência exponencial

Sempre que uma violência é cometida contra algum inocente,  num curto prazo de tempo levantam-se ondas de justiceiros que querem vingar o coitadinho (a), e quase sempre, com mais violência contra os agressores. Video mostrado no Fantástico úlltimo domingo, mostra uma familia no carro pequeno, que deve ter se envolvido num pequeno acidente, até que foi cercado pelo outro carro com brutamontes dentro, que começaram a chutar o primeiro carro, até que a mulher grávida desce do carro e sofre violência, o pai desce e toma porrada de todos, a filha mais nova desespera, a mulher tende acudir o marido, ok, roteiro básico de violência urbana que se repete diariamente em nossas cidades.
Fato absurdo notei no desenrolar desta semana. Alguém descobriu o perfil no Orkut dos dois principais envolvidos, e já liberou  geral a informação para a multidão de  justiceiros sedentos pelo sangue da vingança. O endereço e telefone de ambos circula livremente pela internet, nas mãos de gente insana, que programaram buzinaço na porta do cara ontem entre outras milhares de ameaças e telefonemas que eles já devem ter recebido... sabemos que muito desses justiceiros não vão além das palavras, mas dentre tanta gente ensandecida, sabemos que existem aqueles que realmente transformam o virtual em real. A tecnologia em tempos de internet banda larga forma exércitos de pessoas bem intencionadas e muda a realidade através da divulgação rápida das informações.. Já foi assim no passado também, mas sem tanta velocidade... e a tragédia abateu-se... é tudo uma questão de tempo... violência gera mais violência... e as pessoas morriam devido à boas intenções.. acho que as coisas ainda não mudaram muito por aqui.
 
 

Um comentário:

  1. já diz a sabedoria, que de boas intenções o inferno está cheio. é complicado, porque estes 'justiceiros' são reflexo de um sistema bem falido: eles não se sentem mais seguros, e decidem que vão criar a sensação de segurança, mas não enxergam a dimensão do problema.

    sociedade em colapso!

    ResponderExcluir