domingo, novembro 18, 2007

Update do amor próprio

Bem, vamos lá, a Terra continua girando... talvez um pouco mais quente que o normal, porém estamos ainda no ciclo sem fim deste vira-vira espacial... Se continuar nesta toada, breve a gente despenca no infinito sideral.
Tempos atrás fui assaltado por uma dúvida cruel que minha mente de aquariano não permitia uma resposta positiva na ocasião. Honestamente falando, a dúvida ainda continua a persisitir na minha mente, mas passei a aceitar com melhores olhos, de uma maneira mais otimista a este respeito. Fiquei absurdamente assustado quando nos últimos dias, o autor que levantou a dúvida na minha mente, reapareceu online no meu msn e confirmou as piores suspeitas, de um cenário infinitamente pior, com uma afirmativa de que foi tudo feito por amor.  Lembrei-lhe que o amor também foi responsável por milhares de atrocidades ocorridas no passado, daquelas que nos caracterizam como seres humanos da melhor (ou seria pior) espécie. Esse mesmo amor por algo ou por alguém que destruiu civilizações e que ceifou milhares de vidas, que certamente povoou o inferno de boas intenções... Hitler fez o que fez por amor aos seus conceitos e a sua xenofobia racial. Romeu e Julieta se acabaram na vala por amor, Deus nos mandou seu filho ao mundo por amor.... entre milhares de outras afirmativas amorosas com final trágico... e acabo de testemunhar mais uma delas, talvez numa escala muito mais reduzida e pessoal, mas não deixa de ser uma tragédia de sonhos desfeitos e culminados  com uma contaminação que na minha opinião, poderia muito bem ter sido evitada. Esse negócio de roleta russa com o destino, ou mesmo roleta russa por amor, não faz a minha cabeça. Fiquei estarrecido de quanto as pessoas podem se sucumbir por amor.... mesmo que seja pra acusar o ser amado por ter sido responsável por sua auto-destruição... Outro caso, por amor, aceita-se tudo, até mesmo o inaceitável, por puro medo da solidão ou medo de perder o ser amado.. mesmo que ser amado não seja o correspondente ideal a uma relação básica e simples de companheirismo.
É muito literário e bonito dizer que se faz tudo por amor, mas as pessoas andam esquecendo uma coisinha básica dentro deste conceito do amor... o simples amor-próprio, aquele que faz com que tenhamos cuidado com nossos corpos, provendo uma existencia relativamente sadia e possível de realizações a longo prazo, e não sofrida numa sub-existência cretina... Tenho acima de tudo, meu amor-próprio, aquele que não me faz saltar de um bungie-jump gritando "te Amo" para as andorinhas, sendo que ninguém mais vai ouvir a corda se arrebentando e o corpo espatifando no solo dezenas de metros abaixo.... de que adianta uma vida efêmera sem a disponibilidade de raciocínio, de que o sentimento tão importante, possa ser cultivado, amadurecido e que venha a florescer (ou não)... lembro neste momento da brincadeira quase infantil que diz "de que adianta ter um coração se não quer quebrá-lo?".. é justamente do coração quebrado e sonhos partidos que tiramos a principais lições duradouras, daquelas que realmente nos fazem pessoas melhores, como que se de entre os pedaços de nosso sofrimento, brotasse a tal luz interior que nos faz pensar melhor daquele momento em diante.... particularmente gosto muito disso, desde recomeço de sensações tépidas, que aos poucos nos abraçam como a um cobertor numa noite fria, e que nos fazem aquecidos, abrigados e confortados. Acho que ainda prefiro continuar sendo da velha escola, ou seja, prefiro manter as tradições e os ciclos que se encerram e recomeçam (lá vou eu nos ciclos de novo), mas creio que gostar de sí próprio, é o primeiro passo básico e primordial pra se gostar de alguém.... Odeio reconhecer isso, mas eu costumo acertar nos meus alertas... a frase "eu te disse, eu te disse", costuma ecoar no fundo das minhas frases.... é foda antever o futuro e depois apenas testemunhar o que já estava previsto... o ser humano é tão repetitivo, e ninguém se dá conta disso. Basta observar e ver como as tragédias pessoais se repetem. O homem se repete indefinidamente.
Fato bacana: recuperei boa parte de meus arquivos perdidos na última formatação. Hoje foi uma surpresa muito boa descobrir que meus backups não estavam tão atrasados assim, e que o que foi perdido, ainda pode ser recuperado,  e o que se perdeu em definitivo, não era assim tão importante. No meu íntimo eu sabia de alguma forma que nem tudo estava perdido... lágrimas em vão.. eheheh
Obsessão do momento: Localizei na internet todos os episódios do Futurama, e aos poucos reconstituí as coletâneas das temporadas 1, 2 e 3... Futurama foi minha diversão deste feriado bobo. Foi necessária uma paciência de Jó pra baixar os epidódios da RapidShare, mas valeu a pena. A próxima investida está na temporada 4, ainda nao divulgada, porém já disponível nos Torrents da vida... ainda vai ser muito bom.... A próxima aventura vai ser fazer o mesmo com todas as 18 temporadas dos Simpsons.
É o que temos no momento.... abraços especial a todos os anônimos que passam por aqui. Tenho raros feedbacks, mas todos são estimados e sei também da aparição de muita gente que despenca aqui de páraquedas. Aproveitando o gancho do Klero, que eu possa continuar refletindo sempre sobre tudo. Tenho neurônios ativos sobrando e muitas conexões neurais.... ainda pretendo continuar a usá-los. :-)
 

Um comentário:

  1. "é justamente do coração quebrado e sonhos partidos que tiramos a principais lições duradouras, daquelas que realmente nos fazem pessoas melhores, como que se de entre os pedaços de nosso sofrimento, brotasse a tal luz interior que nos faz pensar melhor daquele momento em diante...."
    é o que mais me chateia. queria aprender sem passar por isso... acho que cansei, já.

    aliás, me vi em muita cisa escrita aqui, até me senti mais aliviado, mais normal... =D

    e feliz pelo gancho ;-)

    ResponderExcluir