quinta-feira, agosto 23, 2007

Momento reflexão na manhã

O monge e o escorpião

Um Monge e seus discípulos iam por uma estrada. Quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O Monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão.

Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem do rio, tomou um ramo de árvore, correu adiantando-se à correnteza, entrou, recolheu o escorpião e o salvou.

Ao voltar, o Monge juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e sem entender nada. Então perguntaram:

- Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? - Que se afogasse! Seria um a menos! - Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! - Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:

- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha. Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro. Apenas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes, pois é certo que cada um dá o que tem e o que pode.
 
-----------------------------------------------------------------------------------
 
ps. é verdadeiro que cada um dá o que tem, mesmo sem querer. Incrivel como percebo isso nas pessoas e me surpreendo negativamente com muita frequência. Mas, falando honestamente, eu deixaria o escorpião na água. Já aprendi que cedo ou tarde, o escorpião que vc ajudou, te machuca novamente, e desta vez, pela costas.

Um comentário:

  1. Que o diga o escorpião da campanha de AIDS da França! hehehe... Mas seriamente, será que vale a pena relacionar-se se você não acredita que o escorpião possa mudar sua natureza? De repente, estaremos todos em conchas.

    ResponderExcluir