domingo, julho 15, 2007

O Pan Rio 2007

Tudo bem, todo mundo já saturado do Panamericano do Rio de Janeiro, afinal de contas quando temos Copa do Mundo ou Olimpíadas, a TV fica monopolizada, e os telespectadores ficam refens da total ausência de possibilidade de se assistir outra coisa qualquer.... e esporte goela abaixo.... Salva-se o fato de que não é apenas um esporte, como o futebol das copas, o que é profundamente irritante.
A abertura na sexta feira me surpreendeu pois eu imaginava algo mais tupiniquim com mulatas semi-nuas e baterias de escola de samba, mas houve um bom senso olímpico na cerimônia de abertura. Faltou um "algo mais" que nos surpreendesse, mas devo admitir que foi melhor do que eu esperava e as baterias de escola de samba estavam lá....
Elza Soares foi incrivelmente feliz com sua interpretação poderosa do Hino Nacional, Adriana Calcanhoto foi suavemente reconfortante como um abraço terno que envolveu a todos de maneira delicada  preparando o encerramento energética de Daniela Mercury. Deprimente mesmo, somente o Galvão Bueno com seus comentários para lá de óbvios, que sempre interrompe o momento especial... honestamente, uma cerimônia no Brasil, em Português, não havia necessidade nenhuma de narração, ainda mais  esse narrador que a Nossa Senhora da TV mantém no seu staff a um salário astronômico, mesmo com tanta gente afirmando que  não gosta.... realmente um homem de sorte.
A pérola master foi o chefão do comitê do Pan, um mexicano, que iniciou seu discurso com a palavra Hoy, que em espanhol significa HOJE. O Maracanã inteiro foi rápido, quando o senhor dizia "hoy", 90 mil pessoas respondiam "OI" em alto e bom som... por tres vezes ele recebeu um "oi" de volta, e eu rolando de rir em frente a TV.
Não posso negar, desta vez deu orgulho de ser brasileiro. Que venha a Olimpíada, vamos tirar de letra!

Um comentário: