quinta-feira, julho 26, 2007

Eticamente utópico


Neste momento, passa a Grande Família na TV aberta, e como todos os demais programas de humor produzidos no mesmo processo de fabricação em latas, me sinto um completo e total idiota. Não consigo entender o humor brasileiro, onde o personagem mau caráter, satirizado, aplica seus golpes sobre os outros, leva a melhor, e mesmo, assim, a fórmula se repete, semana a semana indefinidamente. Quando penso nisso imagino a palavra idiota gravada na minha testa. Sei que é uma analogia cretina e grosseira, mas honestamente é essa forma como me sinto. Talvez seja a minha linha de pensamento na sequência "crime-punição", ou seja, toda a ação condenável eticamente, deve ter uma punição na mesma intensidade em sentido contrário, de modo que o autor reconheça seu erro. Talvez haja aí um erro meu de esperar a radicalidade nesse binômio, pois se a sociedade seguisse a linha olho-por-olho, a humanidade já estaria cega. Mas acho um tremendo desperdício a utilização de um espaço tão importante dessa maneira medíocre, quando algo melhor poderia ser aplicado para a melhoria da coletividade, talvez para a valorização da cidadania e do orgulho nacional, algo que nos faz uma falta medonha, porque esse sim acredito que seria o estopim para melhorias gerais. Somos capazes sim de produzir com qualidade e padrões superiores... sei, estou sendo utópico, talvez uma entre tão poucas vozes que não conseguem ser ouvidas numa massa de pessoas não pensantes, que fazem uma nação cada vez mais emburrecida. Acho que é hora de parafrasear a Cinderela do Terça-Insana:" _ Pensar dói, me deixem ser burro!!!"
Ok, podem perguntar... basta trocar de canal certo? acontece que raramente posso fazer isso, pois outras pessoas estão sempre presentes no mesmo ambiente e ávidas pelo humor emburrecedor das grandes redes. Minha educação não permite, então me retiro com toda a elegância que me é peculiar, e venho pro computador blogar... e assim caminha a humanidade....

Um comentário:

  1. sempre me perguntei o que faz marieta severo num programa de quinta... e já cheguei à conclusão de que a tv põe o que o público quer ver... e o brasileiro exige tão pouco...

    ResponderExcluir