terça-feira, setembro 12, 2006

Viúva do hipopótamo Bobolucho supera a solidão

Fabiana de Oliveira / Agência Anhangüera

Em um reduto solitário, a viúva do hipopótamo Bobolucho sobrevive. Após pouco mais de dois meses da perda do companheiro que hospedava o Bosque dos Jequitibás desde 1986, o hipopótamo fêmea Carioca ainda não tem novo candidato para dividir os 300 metros quadrados de seu cativeiro. Embora seja um animal acostumado a viver em grupos, Carioca não demorou para se recuperar da perda do macho: foram apenas três dias até retomar os hábitos normais. Caso o animal não se adapte em viver sozinho, em um período de seis meses deve ser transferido para seu antigo lar, o Zoológico de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo a zoóloga e coordenadora do Bosque, Eliana Ferraz, a atitude de Carioca surpreendeu os funcionários, embora o período de adaptação do animal já seja esperado. "Ela está super bem. Apesar de ser um bicho que não está acostumado a viver só, Carioca reagiu muito bem e agora estamos observando suas reações. Nos primeiros dias ela ficou bem quietinha, mas logo se mostrou mais animada. Isso é normal" , explicou. Considerado um espaço grande, o cativeiro de Carioca é admirado de longe até mesmo por funcionários.

"Tem dias que todos percebem que ela está mais nervosa. Aí ninguém entra, só colocam a comida pelo lado de fora. Mas a Carioca quase não tem mau humor. Ela coloca a cabeça para que a gente coce e brinque com ela." Com um tamanho avantajado_ cerca de três toneladas e meia_, o hipopótamo fêmea chegou em Campinas há pelo menos 20 anos.

Hoje, Carioca tem cerca de 35 anos e, de acordo com o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Ronaldo de Souza, não se sabe ainda se Carioca já está adaptada a viver sem um companheiro. "E por isso vamos esperar mais alguns meses. O hipopótamo está sendo observado e, caso não consiga viver sozinho, será transferido, sem dúvida" , explicou, frisando que ainda não existem candidatos para ocupar o lugar de Bobolucho. "Não temos nenhuma previsão de trazer outro hipopótamo para o bosque. A solução, caso ela (Carioca) necessite de companhia, é transferi-la para Belo Horizonte" , completou.

O hipopótamo Bobolucho morreu no dia 30 de junho deste ano por falência múltipla dos órgãos, ocasionada por uma doença tumoral. O animal era portador de três tumores, um deles com cerca de 30 centímetros de comprimento. Os especialistas encontraram ainda uma perfuração no estômago de Bobolucho, ocasionada por algum objeto cortante que o animal deve ter engolido. O bosque faz uma campanha para que os visitantes não joguem nada para os animais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário