sexta-feira, setembro 15, 2006

EUA irá instalar vala gigante na fronteira com México

Da France Presse

 


A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, por ampla maioria, o projeto de lei que prevê a instalação de uma grande vala ao longo da fronteira com o México. A iniciativa deve provocar forte rejeição entre a comunidade latina dos EUA.

O projeto, aprovado por 283 votos contra 138, determina a instalação de uma vala de 1.200 km ao longo da fronteira mexicana. A decisão vem uma semana após o fracasso de uma reforma migratória discutida no Congresso.

A medida também prevê o reforço dos controles sobre toda a fronteira seca e os portos, com a instalação de barreiras físicas adicionais e um melhor uso da tecnologia de ponta", disse o líder da maioria republicana na Câmara, John Boehner.

Na primeira reação do governo mexicano, o chanceler Luis Ernesto Derbez qualificou a decisão de "infeliz". Em declarações à imprensa em Nova York, onde participa precisamente de um debate da ONU sobre migrações, Ernesto Derbez afirmou que "esta proposta não é a solução, e quem a fez não entende o problema da emigração e nem do terrorismo, porque a solução para estes problemas é a cooperação entre os países".

 

Post scriptum:  realmente os americanos continuam muito perspicazes em política externa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário