quinta-feira, julho 20, 2006

Dia do amigo

Fui bombardeado hoje com um monte de emails, scraps no orkut e até torpedo no celular me desejando um feliz dia do amigo, e depois fiquei pensativo de como uma data que desperta certas sensações afetivas pode fazer as pessoas se movimentarem tanto, a ponto de ficarem mandando lembretes sobre o assunto. Justamente agora, quando mais do que nunca o ser humano é torpe com os outros homens e que o egoismo predomina sem nenhuma concorrência.
Uma amizade leva anos pra se tornar algo sólido, através de compromisso e muita confiança. Tenho amigos de anos, mas que infelizmente o tempo e a geografia nos mantiveram afastados, mas nem por isso perdi o carinho que sinto por eles. A gente leva anos sem trocar uma palavra, e quando nos encontramos, parece que foi ontem que nos vimos e pudemos acertar todas as conversas pendentes. Fica aquela sensação de alma leve, de coração aquecido e de sorriso fácil, quando um monte de coisas legais foram conversadas, mesmo as mais fúteis, mas que ficaram com cores especiais, a piada repetida ficou mais divertida e os assuntos do dia-a-dia mais interessantes.
Tive algumas oportunidades que pude vivenciar esse sentimento da amizade num degrau mais avançado. Lembro do amigo que passou em casa numa noite muito fria, lua cheia e a grana curta. De posse de 4 latinhas de cerveja, um maço de cigarros, uma moto e um espirito de companheirismo, fomos em direção ao campo nos arredores da cidade. O campo de trigo estava no seu auge e foi impossível não parar alí para observar o trigo refletindo o luar, e se mexendo ao vento frio com ondas de luz refletida que se moviam pela colina em suave ondulação, alternando entre o escuro e o prateado. Ao sabor da cerveja, os corações foram abertos, e falou-se sobre tudo: sobre as conquistas vitoriosas, sobre os sonhos futuros, sobre os sonhos quebrados, as mágoas doloridas que pesavam no coração, sobre as decepções enquanto o céu, como se nos ouvisse, trouxe nuvens que hora cobriam a lua, e de repente o luar surgia intenso novamente descortinando o trigal novamente. Bem ao fundo, no horizonte, o aeroporto com seu movimento de aeronaves cargueiras na madrugada e seu som caracteristico, deixando o quadro ainda mais surreal. Em alguns momentos a conversa morria, e simplesmente em silênco contemplávamos aquele visual todo, com o cheiro de campo forte no nariz e o vento frio no rosto. Não havia tempo, não havia local, apenas a tranquilidade de uma conversa descompromissada e alegria de estar junto, com alguém com quem a gente se sente bem. Isso sim classifico de amizade, que já cresceu e atingiu a maturidade. Uma discussão ou discordância de idéias não abala mais a confiança e a certeza de que são duas cabeças diferentes, e as diferenças são respeitadas. Na verdade briga-se muito, mas apenas por quem fala primeiro.
Tive outra amizade que parecia forte e que infelizmente foi cortada antes da hora. Depois de 8 anos, tivemos a certeza de que cometemos um erro grave em nossas vidas. Ficou apenas a lição.
Feliz dia do amigo. Meu sincero e forte abraço a todos que de alguma forma, direta ou indiretamente, fazem parte de minha vida.
 

Um comentário: