terça-feira, junho 27, 2006

Will & Grace - o final


Gozado como certas coisas nos deixam orfãos conforme se encerram. Falo isso pois hoje assisti o último episódio de Will & Grace na Sony. Último episódio pois não haverá outra temporada, a série deixou de existir depois de 8 anos.
Curioso como essa sensação de final nos deixa assim meio reflexivos, pois a série que voce acompanha por alguns anos, quando se encerra, é como se uma fase de nossas vidas estivesse sendo encerrada por alí tambem. Fica a experiência de um vazio inexplicado e ao mesmo tempo a certeza de que juntamente com essa fase que se encerra, uma nova se inicia.
Durante todo o episódio, ficou claro a reminiscencia de sentimentos bloqueados entre eles. Will e Grace estavam brigados ha dois anos, tiveram seus filhos, quando Karen e Jack promovem o reencontro de ambos num local inusitado com a homofobia presente, que se cala sob um beijo e a inversão imediata da situação. Os anos passam, os filhos crescem e se conhecem na faculdade, assim como Will e Grace. Os filhos se apaixonam e se casam no futuro próximo. Destaque emocionante pra Jack e Karen cantando Unforgettable, ao piano e afinados, numa ode ao passado, presente e futuro, como se os atores ali sintetizassem todo o sentimento dos demais atores e equipe numa só palavra: inesquecível. Detalhe tambem pra Grace, quando se despede de Will na porta do apartamento diz:” eu não moro mais aqui”, pequenas dores em doses homeopáticas que nos conduzem ao final.
Encerramento previsível porém dolorido, depois de tanta temática aplicada ao tema, os 4 se encontram num bar famoso do passado, alguns envelhecidos no rosto, outros envelhecidos na alma, pra que na hora do brinde à família, a imagem de todos retoma o passado quando todos jovens.Num determinado momento, ambos com seus filhos e novas responsabilidades de suas famílias, tentam marcar um simples encontro pra irem ao cinema, mas nao conseguem. Em seguida passam-se 20 anos. Fiquei pensando se eles nao conseguiram se rever nesses 20 anos, pra se encontrarem somente na faculdade de seus filhos de novo. Será que uma amizade, cultivada por tantos anos se corrompe em determinado momento e acarreta um vazio de tanto tempo? Tive uma experiencia similar de uma amizade que se perdeu, depois de muitos anos de cumplicidade, rompeu-se num segundo de desmazelo que a maturidade e o tempo trouxeram a sua cura. Porém, as coisas não são nem nunca serão as mesmas de novo. Minha própria ex-nova amiga me disse em email, “que possamos aprender com nosso erro pra que não erremos mais no futuro com nossos novos amigos”. Eu diria que isso foi muito sábio.



Trilha sonora do momento: Marisa Monte - Magamalabares Posted by Picasa

3 comentários:

  1. nao sei se estou mais sensivel (6 semanas de gestação) ou se era para ser emocioante mesmo... a verdade é que acabei de ver o ultimo episodio e ainda nao caiu a ficha. lindo, previsivel e doloroso!!!

    ResponderExcluir
  2. Otávio Lourenço12:01 PM

    MEU DEUS! Já não bastasse as lágrimas de ontem, relendo seu texto, lá vem mais lágrimas, mais vazio, mais saudades!!!
    Será que vou conseguir assistir a nova série da Grace? Acho que não, prefiro ficar com a imagem de Grace Adler na minha mente...
    (achei seu blog pesquisando sobre Will e Grace)

    Até.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver o último episódio e tb ficou esse vazio. Achei muito mal feito que eles durante 20 anos não se vissem. Até agora não caiu a ficha tb. Hoje vou dormir triste. :(

    ResponderExcluir